Sim, meu café leva muita manteiga.

Meu Ritual Matinal Bizarro e por que você também precisa ter um

Hermano Freitas

--

Mudar o meu ritual da manhã teve grande influência sobre minha felicidade geral e produtividade. Antes que conte qual é meu novo ritual, acho que é importante dizer qual era o antigo porque eu poderia apostar alto que o seu e o meu eram semelhantes.

Despertar: seja com um despertador ou não, pegar o iPhone e desbloquear. Verificar imediatamente algum aplicativo que mostra uma notificação vermelha (Twitter, Facebook, e-mail).

Enquanto lê e-mail: descobrir que esqueceu de fazer alguma coisa ou alguém mandou um e-mail raivoso. Relutar em escrever uma resposta também, até porque ainda estou na cama.

Enquanto monitora o Facebook: ver um post de alguém atacando o Obama, ou uma cantilena sobre impostos, ou um filhote de cachorro que está em apuros, ou um post sobre como Obama inventou impostos sobre cachorros.

Enquanto confiro o Twitter: ler o tweet de alguém reclamando sobre como é terrível o atendimento da <inserir a empresa de TV a cabo, Internet, ou telefone> . Ou uma mensagem semelhante sobre Obama / impostos / filhotes.

Levantar: mal-humorado e puto da vida, me forçar a fazer algum tipo de "trabalho" antes de qualquer outra coisa. Ainda pensando em como eu estou puto com as coisas que li e o quanto eu discordo delas.

Não vou continuar, você entendeu.

Acredite ou não, você está passando pela mesma coisa se você tem um ritual matinal assim. Mesmo se tiver os feeds e as listas de amigos mais altamente bem selecionadas, a negatividade sempre vai se infiltrar através das rachaduras em nossas vidas digitais.

Nesta parte é que se retoma o controle. Eu decidi operar uma mudança e parar de começar meu dia com coisas negativas. Decidi retirar todas as chances de que a cobra da negatividade subisse até o meu pescoço e se enrolasse nele. Decidi começar a empregar os primeiros 10-15 minutos do meu dia com experiências positivas.

Então, o que eu fiz? Meditação? Yoga? Respiração profunda? Esconder meu iPhone em outra parte da casa? Adotei um cachorro que faz meu imposto de renda? Não. Eu instituí o InstaCaféCalvin. (E sim, este é um nome horrível que eu acabei de inventar.)

Insta = Instagram: mantenho meu telefone ao lado da cama, isso não muda. Mas eu removi os aplicativos de Facebook e Twitter e coloquei o e-mail na segunda página. Quando abro meu telefone, um dos únicos ícones de aplicativos em que clico é o Instagram. Por que Instagram? Porque é um seletivo feed de fotos de amigos, familiares, pessoas bonitas, carros, paisagens e muito mais. Eu não me lembro da última vez que algo apareceu em meu feed do Instagram que fosse negativo.

Eu gasto entre 5 e 15 minutos no Instagram. Eu olho novas fotos de pessoas que sigo e vejo o Instagram recarregar a página para encontrar um novo material interessante. Depois disso, fecho o meu telefone e saio da cama.

Café = Café: eu tenho uma Chemex e uma prensa francesa, mas nenhuma paciência para elas de manhã. Eu coloco duas colheres de café Bulletproof na minha cafeteira e aperto ‘on’.

Se você não conhece o café Bulletproof eu convido você a assistir este vídeo. É uma harmonização e algumas pessoas estranham, mas eu juro que é bom. E hey, Jimmy Fallon e Queen Latifah gostam, também.

Calvin = Calvin & Haroldo: Enquanto meu café está passando eu pego um dos doze (não estou brincando) livros de Calvin & Haroldo que eu tenho. Por que Calvin & Haroldo? Primeiro, ele me traz de volta momentos felizes da minha infância. Lembro-me de folhear o jornal de domingo com a minha mãe para ler a última tirinha de Bill Watterson. Lembro-me que eu fingia que era o Calvin e vivia suas aventuras na imaginação. Lembro-me também de reler os livros no sótão da casa dos meus avós um pouco depois na vida (era um sótão bem cuidado, eles não me obrigavam a ficar lá em cima nem nada bizarro assim). Em segundo lugar, Calvin & Haroldo tem alguns dos maiores escritos sobre a vida que você jamais vai ler. Não acredita em mim? Vá ler agora alguns quadrinhos e me diga se estou errado.

Ao invés de olhar meu telefone ou abrir o laptop (onde eu posso encontrar negatividade) enquanto meu café passa eu sorrio e tenho momentos de felicidade olhando meus quadrinhos preferidos.

Quando meu café terminar de passar, terei dedicado 10 a 15 minutos fazendo apenas coisas que me deixam feliz. Meu dia começou de maneira positiva— positividade que vai funcionar como uma armadura protetora contra a dureza do restante do dia. Se eu começar meu dia com influências negativas logo de cara, o resto dele vai ser uma batalha ladeira acima para alcançar a positividade.

Eu acho que é uma boa começar o dia logo de cara no topo do Monte da Positividade, vocês não?

Você pode não ser um crianção no íntimo e ainda gostar de Calvin & Haroldo. Você pode abominar café. Você pode não ter Instagram. Mas eu garanto que você pode substituir o InstaCaféCalvin com suas próprias coisas.

Pode ser ficar sentado de pernas cruzadas respirando fundo em um canto da sua casa enquanto assiste a vídeos de cachorrinhos? Não sei. Se isto faz com que você escale até o pico do Monte Positividade a cada manhã, então faça isso! Eu sei o quão importante é começar meu dia sem negatividade, quero que você usufrua disso também.

Não importa se você trabalha de casa ou tem que dar expediente das 9h às 18h e pegar trem, metrô ou ficar parado no trânsito: invista em alguma coisa para fazer de manhã que faça você feliz.

Para retomar o controle do início do seu dia — não deixe o início do seu dia controlar você.

Depois de postar este artigo no Medium, meu amigo @pjrvs e eu conversamos mais sobre “rituais”, então eu incluí a conversa aqui…

Se você gostou deste artigo você vai gostar de integrar a Action Army.

Siga o Medium Brasil | TwitterFacebookRSSCanal oficial

--

--